Sobre

A exibição dos filmes é seguida de encontro com artistas e mestres locais. O que, para nós, afeta positivamente o reconhecimento e a legitimação dos saberes e destes importantes agentes culturais locais, que muitas vezes são pouco reconhecidos pela indústria cultural ou mesmo pela suas próprias comunidades.

É também importante promover a produção audiovisual dos realizadores afro brasileiros da cidade, que bravamente contribuem na transmissão das tradições culturais seculares para as futuras gerações.

A Mostra CineAfroBH é realizada pela Atos Central de Imagens com patrocínio do Fundo de Projetos Culturais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

Mostra CineAfroBH

A produção audiovisual da diáspora Africana e os mestres da cultura popular de Belo Horizonte são destaque na programação itinerante da CineAfroBH.

CineAfroBH é uma mostra audiovisual em movimento. Sua programação é composta por filmes de realizadores afrodescendentes residentes na cidade de Belo Horizonte.

O objetivo é homenagear e promover os mestres da Cultura Popular local com rodas de conversa e sessões de cinema. Durante toda a programação o público tem a oportunidade de conhecer centros de cultura popular, artistas locais, convidados do CineAfroBH e mestres de cultura popular.

A primeira mostra foi realizada de outubro de 2014 a maio de 2015. Onde forma exibidos 12 filmes em 23 sessões comentadas, realizadas em seis regionais de Belo Horizonte. Além de uma oficina de Capacitação em Audiovisual e Mídias Sociais, destinada a produtores e cinegrafistas locais. Os principais momentos da mostra estão sendo registrados por eles e o material gerado está sendo publicado no site e em nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/cineafrobh).

 

 

 

Equipe técnica realizadora da primeira mostra