Autores
Cida Reis > Diretora do Filme MOCAMBO
Cida Reis fez curso superior em Historia, Pos Graduação em Administração Publica. Estudou audiovisual na Escola Livre de Cinema e participou das Oficinas de Roteiro e Direção de Fotografia. Realizou os seguintes filmes: Filme institucional “Ministério Público do Trabalho – 3a Região – Minas Gerais 1939 a 1993”. BH, 2010; Filme doc. “Marias da Misericórdia”, 23`. IBEIDS. Belo Horizonte, 2007; Documentário “Capoeira da Memória - Homenagem aos Mestres” – Capoeira em BH. IV Festival Arte Negra-FMC/PBH/2007; Filme doc. “Salve Maria” - Reinados Negros e Irmandades do Rosário – 52 ́. CRAV/FMC/PBH. BH, 2006; Filme doc. “Um Olhar Sobre os Quilombos no Brasil” 102 ́. BH, 2006.

Junia Torres > Diretora do Filme MOCAMBO
Antropóloga e documentarista. Organizadora do forumdoc.bh desde 1997. Coordena a Associação Filmes de Quintal onde desenvolve pesquisas e projetos junto à comunidades tradicionais e na área do cinema. Como documentarista dirigiu os longas: “O Jucá da Volta” (co-direção Nêgo Bispo); “Nos olhos de Mariquinha” (co-direção: Cláudia Mesquita), “Um Olhar sobre os quilombos no Brasil” (co-direção Cida Reis); “Salve Maria” (co-direção Cida Reis e Pedro Portella); “Aqui favela, o rap representa” (co-direção Rodrigo Siqueira).


Gercino Alves > Diretor do Filme O BOI FOI BEBER AGUA ATÉ CHEGAR NO SÃO FRANCISCO
Ator, capoeirista e bailarino, à partir de 1996, dedica-se à Companhia Primitiva de Arte Negra, onde realiza pesquisa em teatro, dança contemporânea, folclórica e popular, capoeira angola e dança afro brasileira, sob orientação do mestre João Angoleiro.
Em 1999 Funda a Associaçao Cultural Irmandade dos Atores da Pândega em Lagoa Santa, promovendo intercâmbios culturais entre mestres da cultura e a comunidade.
Desde então, em seu espaço situado na Rua Melo Viana, 420, Varzea, Lagoa Santa. Vem atuando como professor de capoeira angola, dança afro brasileira e teatro e apresentando o Boi da Manta nas festas populares locais e de outras cidades. Promove também o Lapinha Museu Vivo: encontro de culturas de raiz (prêmio postos de memôria IBRAN 2012).
Carem Abreu > Diretora do Filme PAZ NO MUNDO CAMARÁ
Produtora Executiva, cineasta, jornalista e capoeirista angoleira. Atua desde 1996 nos setores Audiovisual e de Culturas Populares como Pesquisadora, Gestora Cultural, Diretora, Roteirista, Produtora Geral, de Elenco e de Set. Entre 2008 a 2012 realizou uma pesquisa sobre a contribuição afro-brasileira na cultura e na história do Brasil, pelo viés da capoeira angola, em cinco estados: RJ, BA, PE, AL e MG. A pesquisa “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá” resultou na criação de 20 produtos culturais transmídia, entre site, revista, oficinas de capacitação, vídeos, eventos e DVD. O projeto foi patrocinado pelo prêmio Capoeira Viva e Fundo Estadual de Cultura de MG. Representante de Minas Gerais no Prêmio Rodrigo de Melo Franco 2013, do IPHAN, categoria Comunicação e Mobilização Social. FORMAÇÃO: Mestre em Midiatização e Processos de Interação - PUC MG. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo e RTV (Radialismo) pela UFMG. Atua desde 2007 como Produtora Executiva da ATOS CENTRAL DE IMAGENS. Diretora Cultural da Acesa 2007 / 2013. Produtora Executiva do "Aldeia Kilombo Século 21" e "Lapinha Museu Vivo no mês da Abolição: encontro de cultura de raiz". Vice-presidente da Congresso Brasileiro de Cinema.

Ramon Lopes (Mestre Negoativo > Diretor do Filme LAMPARINA BANTUS
Filho de Bento Lopes das terras Diamantineses e de Dorly Augusta de Conceição do Mato Dentro. Tem 45 anos nasceu na comunidade do Maria Goretti, periferia na regional nordeste da capital mineira. Concluiu o ensino fundamental na Escola Estadual José de Isidoro Miranda e o ensino médio no Colégio Três Poderes. Através da arte a Capoeira e a Música descobriu e assumiua sua africanidade. É um dos fundadores do Porto de Minas Capoeira e criou o Bloco Afro Porto de Minas, o Projeto Kilombola e o grupo Berimbrown. Em 2011 iníciou-se no universo literário lançando sua primeira "obra", o livro: "Capoeiragem no país das Gerais". Pela Editora Nandayla. Projeto de lei Federal de Incentivo. Patrocínio: CEMIG e Governo do Estado. Desde 2005 componhõe o corpo de coordenadores do Programa Valores de Minas da área de Música.

Carla Maia > Diretora do Filme RODA
Vive e trabalha em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da FAFICH/UFMG. Ensaísta e pesquisadora de cinema, atua também como curadora, professora, realizadora e produtora. É diretora do documentário Roda, co-dirigido por Raquel Junqueira. Integra o coletivo Filmes de Quintal, que realiza o forumdoc.bh: Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.


Chiquinho Matias > Diretor do Filme MESTRE CONGA O INCOFIDENTE DO SAMBA
Chiquinho Matias é Ator e Diretor sindicalizado pelo SATED, cineasta formado pela Faculdade UMA em Cinema e Audiovisual, trabalhou nas áreas de direção, produção e fotografia de documentários, ficções e trabalhos institucionais.
AIC: Associação Imagem Comunitária
A Rede Jovem de Cidadania (RJC) é um projeto realizado pela Associação Imagem Comunitária (AIC). A RJC é uma rede participativa que envolve centenas de grupos e coletivos de Belo Horizonte, especialmente da região metropolitana. A proposta é que as juventudes e grupos comunitários deem visibilidade para diversas iniciativas nos campos da cultura e da cidadania. Uma das ações da Rede Jovem é produzir um programa de televisão, que conta com a colaboração desses grupos e coletivos juvenis. Esta participação ativa durante o processo de produção audiovisual faz com que um programa seja diferente do outro, uma vez que os grupos apresentam os temas e constroem junto com a equipe da RJC, a produção a ser veiculada. Dessa forma o projeto abre espaço para a expressão e para a discussão de questões ligadas às vivências cotidianas e experiências culturais e políticas. Ao produzir representações sobre si e sobre suas realidades, as pessoas envolvidas criam outras imagens, que deslocam os estereótipos e preconceitos frequentemente associados às juventudes e às comunidades.
