Edital
 
MOSTRA CINEAFROBH 2016
2° Edição: Saberes e Fazares Afro-brasileiros

Edital de seleção de filmes 1/2016

 
  1. Objetivos

 

1.1. O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas de inscrição, seleção de obras audiovisuais para comporem a programação da Mostra CineAfroBH 2016: Saberes e Fazeres  Afro-brasileiros.

 

1.2. A Mostra CineAfroBH 2016: Saberes e Fazeres  Afro-brasileiros não possui caráter competitivo. As obras poderão ser inscritas no período de 16/06 a 10/08 de 2016, pelo formulário de inscrição on-line disponibilizado no site www.mostracineafrobh.com.

 

1.3. Serão selecionados 12 filmes de realizadores exclusivamente afro-brasileiros de todo Brasil. Sendo: oito (8) filmes preferencialmente produzidos por realizadores afro-brasileiros belo-horizontinos ou mineiros, ou que sejam radicados em Minas Gerais há pelo menos dois anos; quatro (4) filmes de realizadores afro-brasileiros de outros estados do Brasil.

 

1.4. Para esse edital são considerados afro-brasileiros pessoas que se auto-declararam pardos ou negros no censo de 2010 ou em documentações oficiais, e no formulário de inscrição específico desse edital.

 

1.5. A Mostra CineAfroBH 2016: Saberes e Fazeres  Afro-brasileiros tem como finalidades principais:
 

1.5.1. difundir e debater a produção audiovisual de realizadores afro-brasileiros;
 

1.5.2.  criar um acervo de filmes produzidos exclusivamente por realizadores afro belo-horizontinos, mineiros e brasileiros, incentivando a produção e a circulação de filmes com temáticas étnicas;
 

1.5.3. homenagear os trabalhos realizados por mestres populares afro-brasileiros com exibição de filmes próximo aos locais onde executam seu fazer cultural, contribuindo para um reposicionamento simbólico dessas atividades na comunidade local.

2. Organização do evento
 

2.1. A Mostra CineAfroBH 2016: Saberes e Fazeres  Afro-brasileiros  é organizada pela ATOS Central de Imagens, com os recursos do edital Descentra Cultura 2014, da Fundação  Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

3. Locais e datas
 

3.1. A Mostra CineAfroBH 2016: Saberes e Fazeres  Afro-brasileiros, acontecerá na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, entre agosto e outubro de 2016. Os locais, datas e horários  exatos das exibições serão informados a partir de agosto no site www.mostracineafrobh.com

 

 

4. Condições para inscrição
 

4.1. Poderão ser inscritos filmes de curta metragem (até 20 minutos) e média metragem (até 55 minutos), finalizados entre 2010 a 2016, dos gêneros de ficção, documentário e animação, sem restrições de formato de produção.
 

4.2. Somente serão aceitas as produções de autoria de realizadores afro-brasileiros.
 

4.3. As inscrições são gratuitas e feitas em formulário on line obtidos no site http://www.mostracineafrobh.com/#!mostra-cineafrobh-2016/xa3cv

 

4.4. Terão preferencia os filmes que tiverem temáticas relacionadas ao samba, cultura e resistência, religiões afro e capoeira angola.

 

4.5. Os trabalhos poderão ser inscritos pelos próprios realizadores ou por procuradores legalmente constituídos. Cada participante poderá inscrever apenas uma (1) obra audiovisual.

 

4.6. A cópia da obra para análise da Comissão de Seleção deverá ser enviada  exclusivamente pelo link informado no formulário de inscrição desse edital.

 

4.7. As obras inscritas na seleção para a Mostra CineAfroBH 2016: Saberes e Fazeres  Afro-brasileiros passarão a fazer parte do acervo da Mostra CineAfroBH.

 

4.8. As obras inscritas poderão ser exibidas e debatidas durante a Mostra CineAfroBH 2016: Saberes e Fazeres  Afro-brasileiros e em outros eventos sem fins comerciais organizados ou apoiados pela ATOS Central de Imagens não implicando essa forma de uso qualquer ônus relativos a direitos autorais.

5. Inscrições

 

5.1. A ficha de inscrição ficará disponível no site http://www.mostracineafrobh.com/#!mostra-cineafrobh-2016/xa3cv

no período de 16/06 a 10/08 de 2016.

 

5.2. O proponente da obra audiovisual deverá preencher a ficha de inscrição disponivel no link http://www.mostracineafrobh.com/#!mostra-cineafrobh-2016/xa3cv. A finalização da inscrição se dará após o envio de dois fotogramas digitais para divulgação da obra audiovisual, com resolução de 300 dpi, em formato jpg ou gif, para o e-mail: falecom@atosimagens.com.br, registrando em “assunto” a expressão MCABH2016_inscricao. É necessario informar no corpo do e-mail: Nome do fillme, tempo de duração, nome do diretor e contato telefonico. Somente serão aceitos os fotogramas enviados por e-mail.

5.3. A inscrição somente estará efetivada após o recebimento por email dos itens solicitados nos artigo 5.2 desse edital.

 

5.4. O não cumprimento de qualquer das normas deste regulamento implicará a desclassificação do proponente.


 

6. Seleção

 

6.1. As obras serão selecionadas por um curador da ATOS Central de Imagens e outros profissionais qualificados indicados pela empresa. As decisões serão irrecorríveis, soberanas e finais.

 

6.2. Serão selecionadas doze (12) obras.

 

6.3. O resultado da seleção das obras será divulgado no site www.mostracineafrobh.com , a partir do dia 20 de agosto de 2016.

 

6.4. O realizador de cada filme selecionado autoriza a exibição pública na televisão e/ou na Internet de trechos da obra, como parte da divulgação da Mostra CineAfroBH 2016: Saberes e Fazeres  Afro-brasileiros, em qualquer tempo, sem que isso represente quaisquer ônus relativos a direitos autorais.

 

7. Disposições finais

 

7.1. A inscrição na Mostra CineAfroBH 2016: Saberes e Fazeres  Afro-brasileiros implica a aceitação de todos os itens deste regulamento.

 

7.2. Informações sobre o edital podem ser obtidas pelo e-mail falecom@atosimagens.com.br até o dia 28 de julho de 2016.

 

7.3. Os casos omissos serão decididos pela Organização da Mostra CineAfroBH 2016: Saberes e Fazeres  Afro-brasileiros.



 

Belo Horizonte, 13  de junho  de 2016.


ATOS Central de Imagens