Imprensa > Release 

3ª Mostra CineAfroBH 

Sessão “Cultura e resistência” 2016

Mostra CineAfroBH estreia filmes afros sobre Cultura e Cidadania em homenagem ao Mestre Keyroga precurssor do reggae em BH  


Estreia nesse sábado, dia 17 de setembro, às 19h, no bairro Nova Cintra, a sessão “Cultura e resistência” da Mostra CineAfroBH. A segunda edição dessa  mostra de filmes, que acontece gratuitamente nas ruas de BH, traz como temática os Saberes e Fazeres Afro-brasileiros. Entre os filmes exibidos na programação estão “As Minas do Rap” um documentário,de Juliana Vicente, de SP, que tem a participação de Negra Li, MC Gra e Karol Conká, e conta sobre a história dessas mulheres e a relação delas com o hip-hop. Será apresentado também o episódio “Africanidade” da série Educação e Cidadania, de Helder Quiroga, da Ong Contato, de Belo Horizonte. Essa sessão de sábado será em homenagem ao mestre Keyroga, precursor do reggae em BH, por isso acontecerá na rua onde ele vive.


O QUE É? CineAfroBH é a primeira mostra audiovisual de Minas dedicada exclusivamente à exibição de filmes produzidos por diretores afro-brasileiros. A primeira edição aconteceu entre 2014 e 2015, com seleção de 12 filmes de diretores de BH e foram realizadas 8 exibições de rua. A sessão do dia 17 será a 2ª sessão gratuita, e a ultima de rua, da temporada de 2016. 
 
PROGRAMAÇÃO: a 2ª Mostra CineAfroBH é composta por 12 filmes de diretores afro-brasileiros de BH, RJ, BA, SP e ES. Os filmes foram agrupados em duas temáticas: Samba e Religiosidades e Cultura e Resistência. A programação do evento inclui duas horas de projeção de médias e curtas metragens e uma hora roda de conversa com mestres da cultura popular, realizadores, especialistas e poder público. As exibições de rua de 2016 acontecem em setembro  (dias 3 e 17). Outras quatro sessões acontecerão em centros culturais entre novembro e dezembro.  
 
SOBRE: Idealizada pela empreendedora Carem Abreu, a Mostra CineAfroBH está sendo realizada com os recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (projeto nº 1152/FPC/2014). A programação completa, vídeos das sessões passadas, dados sobre os mestres homenageados e locais de exibição podem ser acessados no site:  www.mostracineafrobh.com ou pelo Facebook www.facebook.com/cineafrobh
 
SERVIÇO
Sábado, 17 de setembro, de 19h as 22h.
Programação de filmes sobre: CULTURA e RESISTÊNCIA

Mestre homenageado Wilson Keyroga.
Endereço: Rua Condor, nº525.
Bairro: Nova Cintra 
http://www.mostracineafrobh.com/

Contato:  (31) 99297-1582 | Carem Abreu
 

Imprensa > Releases Completos - Sessão #8

Mostra CineAfroBH: mestres locais da cultura brasileira em foco

Filmes produzidos em BH sobre mestres de culturas de raiz de matriz africana,

com exibição gratuita na rua, em várias regionais da capital mineira.

A sessão #8 será neste sábado, dia 14 de março, no bairro Prado.

 

Acontece no sábado, dia 14 de março, a sessão #8 da “MostraCineAfroBH: PAZ NO MUNDO CAMARÁ convida filmes afro pra volta que o mundo dá”. Agora é a vez da região oeste receber gratuitamente os filmes da Programação SAMBA, feitos por realizadores de Belo Horizonte e que resgatam as memórias dos compositores, intérpretes e instrumentistas da Velha Guarda do Samba da capital mineira. Toda a programação é gratuita e é acompanha por uma boa pipoquinha distribuída no local. Nessa sessão a Mostra CineAfroBH homenageia Maurício Tizumba, uma das principais referências de Minas Gerais em se tratando de cultura afro-brasileira. Na sessão serão exibidos filmes que resgatam as memorias e historias do samba de Belo horizonte e também será apresentado o filme "Eu sou assim – Wilson Batista" [de Luiz Guimarães de Castro, 16 min, RJ]. Pra quem gosta de samba, esse é um prato cheio. Maurício Tizumba é Wilson Batista, sambista carioca de primeira linha, que na ficção, escreve suas memórias e relembra aventuras vividas na década de 50.

 

O QUE É? CineAfroBH é a primeira mostra audiovisual de Minas dedicada exclusivamente à exibição de filmes com temática afro-brasileira. Esta é a 8ª sessão num total de 15 exibições gratuitas, realizadas em sua maioria nas ruas de comunidades, de seis regionais da capital, onde estão situadas casas de tradição da cultura de raiz de matriz africana. Os filmes da programação trazem como artistas principais os mestres populares que realizam os trabalhos culturais nessas comunidades.

 

PROGRAMAÇÃO: a MostraCineAfroBH é composta por 12 filmes de realizadores afro-brasileiros belo-horizontinos, divididos em quatro ciclos temáticos: Samba, Capoeira, Religiosidades e Cultura e Resistência. A programação inclui duas horas de projeção de documentários em médias e curtas metragens e uma hora roda de conversa com mestres da cultura popular, realizadores, especialistas e poder público. As exibições de 2015 acontecerão entre março e maio, sempre aos sábados. Em MARÇO a temática da programação da CineAfroBH varia entre os programas RELIGIOSIDADES, SAMBA e CAPOERIA ANGOLA. Em 2015 as exibições homenagearam Mãe Efigênia (07 de março, Região Leste, PROGRAMA RELIGIOSIDADES) e agora é a vez do multiartista Tizumba (14 de março, Região Oeste, PROGRAMA SAMBA) e do Mestre Jurandir (21 de março, Região Norte, PROGRAMA CAPOEIRA ANGOLA).

 

SOBRE: a MostraCineAfroBH está convencida de que a cultura popular é parte importante do nosso imaginário e identidade cultural e que a exibição de filmes, seguida de encontro com artistas e mestres locais, afeta positivamente o reconhecimento e a legitimação destes importantes agentes culturais locais. Idealizada pela diretora do filme “PAZ NO MUNDO CAMARÁ”, a empreendedora Carem Abreu, a Mostra CineAfroBH está sendo realizada com os recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (projeto nº 1060/FPC/2012). A programação completa, vídeos das sessões passadas, dados sobre os mestres homenageados e locais de exibição podem ser acessados no site:  www.mostracineafrobh.com

 

SERVIÇO: “Mostra CineAfroBH” [ 8ª sessão ]

DATA: sábado, dia 14 de março de 2015, das 19h às 22h

LOCAL:  Rua Ituiutaba, 339 - Prado, CEP 30411-023,

Região OESTE de Belo Horizonte.

CONTATO: Carem Abreu (31) 9297-1582

 

 

FILMES PROGRAMAÇÃO SAMBA: http://www.mostracineafrobh.com/#!films/cwzt

SOBRE OS AUTORES DOS FILMES: http://www.mostracineafrobh.com/#!autores/c4st

SOBRE Maurício Tizumba: http://www.mostracineafrobh.com/#!news/c1vud

SOBRE A PROGRAMAÇÃO DEDICADA AO TIZUMBA : http://www.mostracineafrobh.com/#!awards/chrj

 

 

Imprensa > Releases Completos - Sessão #7

Mostra CineAfroBH: mestres e cineastas da cultura brasileira em foco

Filmes produzidos em BH sobre mestres de culturas de raiz de matriz africana,

com exibição gratuita na rua, em várias regionais da capital mineira.

Sessão de estréia da temporada 2015 será neste sábado,

 dia 07 de março, no bairro Santa Efigênia.

 

Acontece no sábado, dia 7 de março, a sessão de estréia da tempoada 2015 da “MostraCineAfroBH: PAZ NO MUNDO CAMARÁ convida filmes afro pra volta que o mundo dá”. A região Leste vai se transformar num cinema ao ar livre e receber gratuitamente os cinco filmes feitos por realizadores de Belo Horizonte e que resgatam as memórias e histórias sobre a religiosidade e a cultura afro-brasileira. Toda a programação é gratuita e é acompanhada por uma boa pipoquinha distribuída no local. O contato direto com importantes mestres da cultura popular e com artistas locais vai tornar esse encontro uma ótima vivência cultural, além de gerar oportunidades de diálogos e descontração entre a comunidade.

 

O QUE É? CineAfroBH é a primeira mostra audiovisual de Minas dedicada exclusivamente à exibição de filmes com temática afro-brasileira. Esta é a 7ª sessão num total de 15 exibições gratuitas, realizadas em sua maioria nas ruas de comunidades, de seis regionais da capital, onde estão situadas casas de tradição da cultura de raiz de matriz africana. Os filmes da programação trazem como artistas principais os mestres populares que realizam os trabalhos culturais nessas comunidades.

 

PROGRAMAÇÃO: a MostraCineAfroBH é composta por 12 filmes de realizadores afro-brasileiros belo-horizontinos, divididos em quatro ciclos temáticos: Samba, Capoeira, Religiosidades e Cultura e Resistência. A programação inclui duas horas de projeção de documentários em médias e curtas metragens e uma hora roda de conversa com mestres da cultura popular, realizadores, especialistas e poder público. As exibições de 2015 acontecerão entre março e maio, sempre aos sábados. Em MARÇO a temática da programação da CineAfroBH varia entre os programas RELIGIOSIDADES, SAMBA e CAPOERIA ANGOLA. As exibições homenagearão Mãe Efigênia (07 de março, Região Leste, PROGRAMA RELIGIOSIDADES), o multiartista Tizumba (14 de março, Região Oeste, PROGRAMA SAMBA) e o Mestre Jurandir (21 de março, Região Norte, PROGRAMA CAPOEIRA ANGOLA).

 

SOBRE: a MostraCineAfroBH está convencida de que a cultura popular é parte importante do nosso imaginário e identidade cultural e que a exibição de filmes, seguida de encontro com artistas e mestres locais, afeta positivamente o reconhecimento e a legitimação destes importantes agentes culturais locais. Idealizada pela diretora do filme “PAZ NO MUNDO CAMARÁ”, a empreendedora Carem Abreu, a Mostra CineAfroBH está sendo realizada com os recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (projeto nº 1060/FPC/2012). A programação completa, vídeos das sessões passadas, dados sobre os mestres homenageados e locais de exibição podem ser acessados no site:  www.mostracineafrobh.com

 

SERVIÇO: “Mostra CineAfroBH” [ 7ª sessão ]

DATA: sábado, dia 07 de março de 2015, das 19h às 22h

LOCAL: Rua São Tiago, 216. Próximo ao Quilombo Urbano Manzo Ngunzo Kaiango.

BAIRRO SANTA EFIGÊNIA. Região LESTE de Belo Horizonte.

CONTATO: Carem Abreu (31) 9297-1582

 

FILMES PROGRAMAÇÃO RELIGIOSIDADES: http://www.mostracineafrobh.com/#!films/cwzt

SOBRE ENTREVISTA COM MÃE EFIGIÊNIA: http://www.mostracineafrobh.com/#!news/c1vud

SOBRE A PROGRAMAÇÃO DEDICADA À MÃE EFIGIÊNIA : http://www.mostracineafrobh.com/#!awards/chrj

SOBRE OS AUTORES DOS FILMES: http://www.mostracineafrobh.com/#!autores/c4st