Mostra CineAfroBH homenageia Mestre Negoativo

November 22, 2014

 

No dia 22 de novembro de 2014 a região nordeste de Belo Horizonte conheceu mais sobre um dos protagonistas da resistência cultural da região. Morador do bairro Maria Goretti, Ramom Lopes é conhecido como Negoativo. Alem de ser mestre de capoeira, é musico, diretor de filmes e ativista cultural. Seu trabalho tem como marca principal a união da arte e da reflexão política. O seu recém-lançado clipe “Globalização” marcou presença no telão na #5 sessão da  Mostra CineAfroBH e na ocasião, também foi exibido seu primeiro trabalho cinematográfico, o documentário “Lamparina Bantus nas Minas Gerais” que registra as histórias e a realidade do povo quilombola da região de Diamantina. 

A reflexão sobre a realidade atual das comunidades quilombolas foi aprofundada através da exibição do filme de Junia Torres e Cida Reis. O documentário “Um olhar sobre quilombos: Mocambo” retrata a vida da comunidade remanescente do quilombo Mocambo (SE). A pesquisa do filme vai além de Sergipe e se estende por outros estados brasileiros, como Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Pará.

Em consonância com a temática “Cultura e Resistência”, o filme “Cabelo e Identidade” realizado pela Associação Imagem Comunitária (AIC), traz uma metáfora muito especial. No filme, mulheres e homens se olham no espelho e dizem o que enxergam. À partir dos relatos, pode se perceber a importância do cabelo na construção da identidade e, sobretudo, como um lugar de resistência e de afirmação da própria identidade afro-brasileira .

A exibição contou ainda com a participação especial do cineasta senegalês Alpha Gano. O cineasta trabalha no Ministério da Cultura do Senegal e realiza diversos trabalhos independentes, como filmes e oficinas de capacitação audiovisual em festivais na África e Europa. Seu documentário “África Capoeira” retrata como foi a apropriação da capoeira no Senegal. O filme é uma viagem de volta às raízes que simboliza o diálogo cultural entre Brasil e Africa.

Para fechar com chave de ouro a #5 sessão Mostra CineAfroBH, o documentário “Paz no Mundo Camará: a capoeira angola e a volta que o mundo dá”, dirigido por Carem Abreu, exibiu a riqueza do conhecimento dos mestres da cultura afro-brasileira de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Gratidão a todos presentes e à hospitalidade do Mestre Negoativo, que recebeu com muito carinho e generosidade a equipe da Mostra CineAfroBH em sua própria casa.

Please reload

Posts Em Destaque

A Mostra CineAfroBH está de volta! – Edital de filmes

June 15, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags