Edital de Seleção de filmes para 3ª Mostra CineAfroBH

January 4, 2019

EDITAL DE SELEÇÃO DE FILMES para 

3ª Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura

 

1. OBJETIVOS

 

1.1. O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas de inscrição, seleção de obras audiovisuais para comporem a programação da 3ª Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura.

 

1.2.  A 3ª Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura não possui caráter competitivo.

 

1.3. Serão selecionados 10 filmes de realizadores exclusivamente afro-brasileiros de todo Brasil. Sendo: sete (7) filmes preferencialmente produzidos por realizadores afro-brasileiros belo-horizontinos ou mineiros, ou que sejam radicados em Minas Gerais há pelo menos dois anos; três (3) filmes de realizadores afro-brasileiros de outros estados do Brasil.

 

1.4. Para esse edital são considerados afro-brasileiros pessoas que se autodeclararam pardos ou negros no censo de 2010 ou em documentações oficiais, e no formulário de inscrição específico deste edital.

 

1.5. A 3ª Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura tem como finalidades principais:

 

1.5.1. difundir e debater a produção audiovisual de realizadores afro-brasileiros;

 

1.5.2.  ampliar o acervo de filmes da Mostra CineAfroBH, produzidos exclusivamente por realizadores afro belo-horizontinos, mineiros e brasileiros, incentivando a produção e a circulação de filmes com temáticas étnicas;

 

1.5.3. homenagear os trabalhos realizados por mestres populares afro-brasileiros com exibição de filmes próximo aos locais onde executam seu fazer cultural, contribuindo para um reposicionamento simbólico dessas atividades na comunidade local.

 

2. INSCRIÇÃO

 

2.1. Somente serão aceitas as obras de diretores que se declaram como afro-brasileiros. As obras poderão ser inscritas pelos próprios diretores ou por procuradores legalmente constituídos, através de um instrumento público de procuração, com autenticação de assinatura no cartório.

 

2.2. Poderão ser inscritos filmes de curta metragem (até 20 minutos) e média metragem (até 55 minutos), finalizados entre 2010 a 2018, dos gêneros de ficção, documentário e animação, sem restrições de formato de produção.

 

2.3. As inscrições são gratuitas e acontecem no período de 4 a 31 de janeiro de 2019, através de formulário de inscrição on-line disponibilizado no site www.mostracineafrobh.com

 

2.4.  O proponente da obra audiovisual deverá preencher o formulário de inscrição disponível no link https://goo.gl/forms/2ewSkztQnYKoHQUy2

 

A finalização da inscrição se dará SOMENTE após envio de e-mail para atos@atosimagens.com.br e/ou atosimagensbh@gmail.com , com o assunto “3 MCABH_inscricao”, contendo:

A) dois fotogramas digitais da  obra audiovisual para divulgação;

B) um fotograma digital do autor(a) da obra

(ambos com resolução de 300 dpi, em formato jpg ou gif);

C) é necessário informar no corpo do e-mail: nome do filme, tempo de duração, nome do(a) diretor(a), ano de produção, contato telefônico, sinopse do filme (5 linhas) e um curriculum resumido do(a) diretor(a) (até 10 linhas);

D) no caso de inscrição por procuradores, enviar digitalização do instrumento público de procuração, com autenticação de assinatura no cartório.

 

2.5. A inscrição somente estará efetivada após o recebimento por e-mail dos itens solicitados no artigo 2.4 deste edital.

 

2.6 Para seleção terão preferência os filmes que tiverem temáticas relacionadas à quilombos urbanos, cultura e resistência, religiões afro e capoeira angola.

 

2.7. Os trabalhos poderão ser inscritos pelos próprios realizadores ou por procuradores legalmente constituídos. Cada participante poderá inscrever apenas uma (1) obra audiovisual.

 

2.8. O não cumprimento de qualquer das normas deste regulamento implicará a desclassificação do proponente.

 

2.9. A cópia da obra para análise da Comissão de Seleção deverá ser enviada  exclusivamente pelo link informado no formulário de inscrição deste edital.

 

2.10. As obras inscritas na seleção da 3ª Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura passarão a fazer parte do acervo da Mostra CineAfroBH.

 

 

​​3. DAS EXIBIÇÕES

 

3.1. A 3ª Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura é organizada pela ATOS Central de Imagens, com os recursos do edital do Fundo de Projetos Culturais,  da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

 

​3.2. A 3ª Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura realizará entre dezembro de 2018 a setembro de 2019, OITO sessões de cinema gratuitas, sendo QUATRO  itinerantes de rua e QUATRO de contrapartida, na periferia de Belo Horizonte (MG), em Salvador e Valença (BA). Os locais, datas e horários exatos das exibições serão informados a partir de 17 de fevereiro de 2019, no site www.mostracineafrobh.com


3.2.1. Sessões de rua: a 3ª Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura realizará quatro sessões de rua. Elas acontecerão próximo à instituições culturais afro-brasileiras de QUATRO mestres de culturas de raiz de matriz africana, com trabalhos consolidados há mais de 20 anos.

 

3.2.1.1. Em Minas Gerais  acontecerão duas sessões de rua, na cidade de  Belo Horizonte:

I) TEMA: Quilombos Urbanos. Homenagem à Dona Luiza, matriarca do Quilombo dos Luíses [bairro Morro das Pedras, Grajaú, região Oeste O1].

II) TEMA: Religiosidades Afro, Candomblé. Homenagem ao mestre Baba Sidney, do Terreiro Ilê WopoOlojukan [Bairro Tupi, região Norte N2];

 

3.2.1.2. Na Bahia acontecerão duas sessões com o TEMA Capoeira Angola:

III) Salvador: Homenagem mestres Curió e João Pequeno (†), dos Grupos Irmãos Gêmeos e Centro Esportivo de Capoeira Angola (Ceca), no Forte da Capoeira [Bairro Santo Antônio];  


IV) Valença: Homenagem ao mestre Cobra Mansa, da Fundação Internacional de Capoeira Angola (Fica), no Kilombo Tenonde.

 

3.2.2. As quatro sessões de contrapartida acontecerão em equipamentos culturais de Belo Horizonte.

 

4. SELEÇÃO

 

4.1. As obras serão selecionadas por um curador da ATOS Central de Imagens e outros profissionais qualificados indicados pela empresa. As decisões serão irrecorríveis, soberanas e finais.

 

4.2. Serão selecionadas dez (10) obras.

 

4.3. O resultado da seleção das obras será divulgado a partir do dia 17 de fevereiro de 2019, no site www.mostracineafrobh.com. As obras selecionadas receberão uma ajuda de custo

 

4.4. O (a) realizador(a) de cada filme selecionado autoriza a exibição pública na televisão e/ou na Internet de trechos da obra, como parte da divulgação da 3ª Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura, em qualquer tempo, sem que isso represente quaisquer ônus relativos a direitos autorais.

 

4.5. As 10 obras selecionadas serão exibidas e debatidas durante a 3ª Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura e poderão ser exibidas em outros eventos sem fins comerciais organizados ou apoiados pela ATOS Central de Imagens, em qualquer tempo, não implicando em qualquer ônus relativos a direitos autorais.

 

​5. DISPOSIÇÕES FINAIS
 

5.1. A inscrição na 3ª Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura implica a aceitação de todos os itens deste regulamento.

 

5.2. Informações e dúvidas sobre o edital podem ser obtidas pelo e-mail atos@atosimagens.com.br ou nossa página no Facebook até o dia  28 de janeiro de 2019.

 

5.3. Os casos omissos serão decididos pela Organização da 3ª Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura.

 

Belo Horizonte, 22 de setembro de 2018.

 

ATOS Central de Imagens

www.atosimagens.com.br

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

A Mostra CineAfroBH está de volta! – Edital de filmes

June 15, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags